Organizando as informações das músicas

De Durand Wiki
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

Todas as informações contidas num arquivo de música fica na ID3 Tag.

É o local no arquivo da música no qual ficam guardados os dados de autor, título, álbum, foto do álbum, artista, etc.

Se a ID3 de uma música estiver bem organizada, quando esta música for tocada/aberta por um player, ela será exibida corretamente e com todos dados possíveis. Se todas as músicas forem organizadas, uma biblioteca de músicas exibirá uma listagem muito bem organizada e de fácil visualização e localização.

Reforçando Os dados das músicas ficam guardados nos arquivos das músicas, e não nos programas.


Abrindo o Windows Media Player 11 com suas músicas

Antes de começarmos, caso queira seu Windows Media Player 11 limpo de músicas, para que facilite a organização das informações das músicas, veja este artigo Monitoração de pastas do Windows media Player 11


Abra o Wmp11.jpg, aperte a tecla F3 do seu teclado. Irá abrir uma janela de nome Adicionar à Biblioteca

No campo Selecione a pasta para monitorar, selecione a opção Minhas pastas particulares

Na lista de pastas monitoradas, aperte o botão Ignorar para cada pasta listada.

Agora clique no botão Adicionar, procure a pasta a qual tem suas músicas desejadas, e clique no botão OK.

Ficará igual à imagem abaixo:


Id3 wmp4.jpg


Clique no botão OK. Irá aparecer uma janela exibindo o progresso de busca por músicas, o qual deverá retornar estatísticas de localização, conforme a imagem abaixo:


Id3 wmp5.jpg


Agora que suas músicas estão na biblioteca do Windows Media Player, podemos fazer a atualização dos dados de uma música manualmente, ou podemos escolher a opção Localizar Informações sobre o Álbum para que o Media Player faça uma busca online.

Alterando informações de uma música manualmente

Clique com o botão direito do mouse em cima de uma música, depois clique em Editor marc avan wmp.jpeg

Abrirá uma janela contendo os campos de dados para aquela música. Perceba que também há abas superiores as quais nos dão mais campos de informações para serem preenchidos.

Essa é a melhor maneira de preencher as informações da música, caso você saiba as informações. A biblioteca do AutoDJ do nosso servidor de streaming usa as principais informações de uma música, Artista, Álbum, Nome da música e Capa.

Terminando de completar os campos que achar necessário, clique no botão OK.


Pronto, temos uma música com suas informações preenchidas.

Faça isso para cada uma.

Obs.: Este processo pode ser feito com mais de uma música ao mesmo tempo, selecionando mais de uma música depois clicando com o botão direito do mouse em qualquer parte da seleção, depois clique em Editor marc avan wmp.jpeg.

Alterando informações de uma música usando recursos automáticos

Fica mais fácil e rápido quando gerenciamos várias músicas de um mesmo álbum, pois o WIndows Media Player pode procurar por tal na internet.

Primeiro, selecione as músicas do mesmo álbum, e clica com o botão direito em qualquer parte da seleção, depois clique em Local inf album wmp.jpeg


Talvez apareça uma janela como a seguinte, apenas para saber um pouco sobre sua seleção, seleciona a opção mais apropriada e clique em Avançar.


Org automa wmp1.jpeg


Após isso, aparece uma janela dividida, na qual ela localiza na esquerda a sua seleção atual e a configuração existente nela. Na direita ela exibe os álbuns que podem corresponder com sua seleção. Encontre o seu Álbum e clique em Avançar.


Org automa wmp3.jpeg


Dica: Coloque entre aspas o nome do álbum para que ele lhe traga uma pesquisa mais específica.


Org automa wmp2.jpeg


Após escolher o álbum e avançar, será exibida uma janela na qual mostra Informações existentes e Nova Informação. Perceba que nem sempre ele identifica o seu álbum existente (Seu conjunto de músicas selecionadas) como exatamente o álbum encontrado, logo ele lhe mostra as músicas que corresponderam ao álbum encontrado e as que não corresponderam.


Uma boa dica é encontrar esse álbum online para compra, apenas para confirmar quais são as faixas do álbum. Depois disso, caso a faixa que ele excluiu da lista faça parte do novo álbum, basta marcar Selecionar uma faixa correspondente.


Após concluir a verificação das faixas no novo álbum, clique em Avançar.


Org automa wmp4.jpeg


Uma nova janela será exibida para confirmar a alteração das informações nas faixas selecionadas. Se estiverem OK basta clicar em Concluir, mas caso ainda falte informações do álbum, clique em Editar, conforme abaixo:


Org automa wmp5.jpeg


A janela que se abre, nos dá possibilidade de conceder mais informações sobre o álbum, conforme abaixo:


Org automa wmp6.jpeg


Com isso concluímos, clique no botão Concluído, depois no botão Concluir na janela anterior.

Pronto, agora tem uma lista de faixas atualizadas quase que automático.


Org automa wmp7.jpeg



Estava vendo o artigo principal? Primeiros passos com o AutoDJ